O cenário atual
Após muitos anos sem a produção da Ford Transit na América Latina, a nova estratégia da Ford, muito focada em veículos comerciais, lideradas pelos USA e Europa, habilitou a nova versão global com produção em Montevidéu no Uruguai do novo veículo.
Lançado em 2021, embarcado com alta tecnologia e automatizações, design e conectividade, teve o projeto do novo Infotainment como foco estratégico principal, não só para entretenimento, mas como canal de receita através da embarcação de micro serviços que geram receita recorrente e assistente por Inteligência Artificial.
Objetivo do projeto
Objetivo do projeto foi conceber o sistema de conectividade e infotainment, de acordo com os padrões de comunicação visual globais, mas com uma experiência ao usuário feito sob medida para nosso mercado. Um grande desafio do projeto foi concebê-lo em metade do tempo padrão de desenvolvimento de um veículo para o sistema infotainment.
Personas
Os usuários são essencialmente voltados para fins comerciais e frotistas, que operam em ambiente urbano mas também em qualquer outro ambiente que demande transporte de pessoas ou bens de consumo.
Benchmarking e Pesquisa
No segmento de veículos comerciais médios, o veículo foi concebido para competir com marcas como Mercedes, Iveco, Peugeot-Citroën e Volkswagen, tendo a conectividade como diferencial através da experiência do infotainment e dos super apps de gestão de frotas.
Referências de funcionalidades da versão Europeia e Americana do veículo compuseram alguns atributos durante o desenvolvimento UX. Os trabalhos de pesquisa por comunidades de testers e times de voz do cliente ajustaram os entregáveis combinando usabilidade e objetividade, considerando o público alvo como usuários de frotas de trabalho.
A solução
A solução considera infotainment conectado, entregando recursos como Android Auto e Apple CarPlay, sustentado por sistema operacional Android, com aplicativos embarcados e com gestão de dados. Adicionalmente, um concierge de voz por inteligência artificial e integrações com aplicativos mobile fizeram parte do produto.
O fator tempo foi o maior desafio, contornado pela combinação do desenvolvimento UX e da UI por design atômico, que permitiu gestão de mudanças ao longo do processo de forma muito mais rápida bem como alinhamento com branding book e comunicação visual da Ford Global.
Desenvolvimento de fluxo de telas e assets foram pesadamente desenvolvidos e validados junto a Ford USA e times de estudio do cliente.
Conclusão e aprendizados
O case foi importante e os entregáveis alinhados com o branding e lineup global da Ford, com a mesma identidade. O processo de tailoring permitiu a entrega de funções orientadas aos principais gestores e donos de frotas comerciais do Brasil e Argentina, principalmente no que tange integrações de micro serviços integrados.
Integrações de "1-time login" junto ao Mobile App Ford foram pontos em roadmap para evoluir ainda mais a experiência do cliente.
Back to Top